segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Serra do Papagaio


Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do Estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária.
Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.
Engloba importantes conjuntos montanhosos das Serras do Garrafão e do Papagaio, apresentando cerca de 50% da área com declividade acentuada e altitudes acima de 1.800 m. As encostas mais elevadas localizam-se no sul (Morro da Mitra do Bispo com 2149m) e ao sudoeste (Pico do Bandeira com 2357m na Serra do Papagaio). Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira. Interliga-se, geograficamente, com a porção norte do Parque Nacional do Itatiaia, permitindo uma proteção mais efetiva da flora e da fauna, por compor um conjunto montanhoso contínuo, legalmente preservado.
O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças á riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

FONTE:
http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/211?task=view
IEF (INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTA)



Bosques de Araucaria / Pico do Papagaio / Vale do Matutu
AMPLIE: Pico do Papagaio
Pico do Papagaio
Localizada a 380Km de São Paulo, a cidade de Aiuruoca (“casa de papagaio”) apresenta uma natureza exuberante com trilhas, montanhas, rios e bosques de Araucárias que convidam para caminhada. Lá encontraremos o imponente Pico do Papagaio, com seus 2.293 m de altitude dominando a paisagem, onde do topo contemplaremos os mares e morros do Sul de Minas. Campos de altitude serão o cenário para esta empolgante caminhada. Matutu significa “cabeceiras sagradas” em linguagem indígena; está situado dentro da APA (Área de Proteção Ambiental) Mantiqueira. Os moradores vivem em sítios e pequenas fazendas, cultivam e preparam seu próprio alimento e são muito receptivos. Como uma das formas de renda advindas do turismo, prestam serviços para os visitantes como guias, massagem, produção de queijo, mel, doces, etc. O ponto de entrada da comunidade é o Casarão, uma construção de 1904 onde pode-se comprar artesanato e produtos do vale. No Casarão também é servido o café da roça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário